Resumo

O projeto “Conectividade entre estuários e área costeira adjacente: metodologias de avaliação sobre o papel funcional da biodiversidade de peixes” visa participar do PROGRAMA CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS, EDITAL Nº 71/2013 – PESQUISADOR VISITANTE ESPECIAL-PVE, na ÁREA: Ciências do Mar, LINHA temática 1, sob a responsabilidade do Dr. João Paes VIEIRA Sobrinho, tendo como pesquisador convidado (PVE) o Dr. Henrique N. Cabral (Universidade de Lisboa, Portugal). Na equipe brasileira constam ainda os Drs. Alexandre Miranda Garcia e Fábio Lameiro Rodrigues. A proposta possui apoio do Programa de Pós Graduação em Oceanografia Biológica (PPGOB) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Objetivos

Aprofundar o conhecimento acerca da conectividade entre o estuário da Lagoa dos Patos e sua zona costeira adjacente, visando gerar subsídios para a gestão de recursos pesqueiros com marcada importância sócio-ambiental, como é o caso da pesca da tainha e da garoupa. Além das visitas do Dr. Henrique Cabral, estão previstas três bolsas de doutorado Sanduíche de 6 meses cada e duas bolsas de pós-doutorado (para recém-doutores portugueses). As equipes do Laboratório de Ictiologia (FURG) e do Centro de Oceanografia da Universidade de Lisboa já possuem um histórico de interação, sendo que o Dr. Henrique Cabral vem interagindo com países da América do Sul e África de forma bastante consistente e intensa. Embora já tenha composto, via conferência eletrônica, de bancas avaliadoras de alunos de doutorado do PPGOB, não houve até o momento oportunidade de financiar uma visita científica in situ do Dr. Henrique Cabral, a nossa Universidade. Portanto, a aprovação dessa proposta é crucial para consolidar e fomentar uma parceria científica, a qual já vem demonstrando ser profícua e promissora. Além disso, a temática do projeto está em clara sintonia com a política científica da FURG (Ecossistema Costeiro) e irá colaborar de modo efetivo para que o PPGOB, atualmente classificado como conceito 5 pela CAPES, amplie ainda mais seu grau de internacionalidade, que constitui um pré-requisito fundamental para atingir patamares superiores de excelência (conceitos 6 e 7) no contexto da pós-graduação brasileira.

Integrantes: João Paes Vieira Sobrinho - Coordenador / Alexandre Miranda Garcia – Integrante/ Fábio Lameiro Rodrigues - Integrante.

Financiador(es): CAPES - Auxílio financeiro.