As amostras de zooplâncton serão coletadas mensalmente nas mesmas 3 estações das coletas de fitoplâncton, mediante arrastos sub-superficiais horizontais de aproximadamente 3 min utilizando-se redes cônicas ou cilindro-cônicas com 30cm de diâmetro e malha de 200μm, providas de fluxômetros calibrados. Todas as amostras coletadas serão fixadas em formaldeído em solução a 4% neutralizado com bórax (Steedman 1976) logo após as coletas. Em laboratório, as amostras de zooplâncton serão acondicionadas em frascos apropriados mantendo-se a proporção de 9 partes de solução fixadora para uma de plâncton. Quando necessário, sub-amostras serão tomadas da amostra original mediante a utilização de sub-amostrador Folson ou colher sueca, de modo que pelo menos 1000 – 2000 organismos estejam contidos em cada alíquota. De acordo com Postel et al. (2000), organismos zooplanctônicos em uma sub-amostra seguem uma distribuição de Poisson, logo a estimativa de erro de contagem é diretamente proporcional ao número de organismos
contados. Ao menos 100 organismos serão contados, o que resultará em um erro de aproximadamente ±20%, o que é considerado aceitável em pesquisas zooplanctônicas (Postel et al. 2000). Os organismos presentes nas sub-amostras serão identificados, contados mediante o uso de um microscópio estereoscópico Wild (modelo M5A) e, quando necessário, de um microscópio Olympus (modelo BH–2). Organismos raros ou pouco abundantes serão enumerados após triagem da amostra total. As espécies de copépodos serão identificadas ao menor nível taxônomico possível com base em trabalhos clássicos (Björnberg 1981; Bradford-Grieve 1999; Rose 1933). Os demais organismos serão identificados com base nos trabalhos constantes do South Atlantic Zooplankton (Boltovskoy 1999) exceto os cirripédios (Lang 1979; 1980). Todos os organismos não identificados serão tipados e catalogados para análises posteriores. Os resultados serão expressos em número de organismos por metro cúbico.
Além das análises acima, será também estimada a taxa de produção secundária segundo o método do crescimento instantâneo (Runge & Roff 2000). Para essa estimativa, será necessário determinar a biomassa e realizar incubações com a finalidade de determinar a taxa diária de crescimento.

 

 

 

 

 

 

Glaucus atlanticus e Porpita porpita