Esta semana recebemos a excelente notícia de que um artigo desenvolvido por pesquisadores do PELD-ELPA está entre um dos mais citados da Estuarine, Coastal and Shelf Science desde 2018.

Liderados pela pesquisadora Bianca Possamai, os autores investigaram a variabilidade de longo prazo da organização trófica os peixes do estuário da Lagoa dos Patos e suas interações com o fenômeno climático.

Os resultados mostraram que, sob a influência de eventos de El Niño, a alta descarga fluvial ocasionou uma maior abundância de peixes de água doce com hábitos de alimentação insetívoros (insetos), piscívoros (peixes) e herbívoros (vegetais) em áreas rasas estuarinas. Na ausência de eventos de El Niño, o estuário foi dominado por espécies detritívoras (restos orgânicos), omnívoras (podem comer vários tipos de alimentos, como vegetais, peixes, insetos, entre outros) e zooplanctívoras.

O estudo evidencia como fenômenos climáticos globais podem aumentar a diversidade trófica local. Contribuindo para uma melhor compreensão dos impactos das mudanças climáticas na biodiversidade e funcionamento de ecossistemas estuarinos. 

O artigo completo está disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ecss.2017.12.019

 

Mas qual a importância de um artigo ser muito citado?

Quando um artigo é citado como referência por outros pesquisadores, significa que o trabalho está sendo reconhecido no mundo da ciêntífico e está sendo utilizado como base para a realização de outras pesquisas. Ou seja, demonstra que os dados utilizados na pesquisa, e/ou a metodologia aplicada no seu desenvolvimento, e/ou seus resultados e conclusões estão contribuindo para a evolução da ciência e construção do conhecimento científico.

Por isso que ter seu trabalho entre os mais citados, ainda mais em uma revista internacional, é motivo para comemoração e orgulho. O PELD-ELPA parabeniza os pesquisadores e pesquisadoras envolvidas por mais esta conquista! Este fato reforça a importância do nosso trabalho e das pesquisas científicas no Brasil.

 

Rio Grande, 27 de maio de 2021

Autores do texto: Manuel M de Souza e Gisele Costa-Fredo