Título do Banco de Dados

Diversidade e Variação Temporal da Macrofauna Bentônica de Enseada Rasa do Estuário da Lagos dos Patos

 

Responsáveis pelo Banco de Dados

André Colling

 

e-mail do responsável/contato

lcolling@furg.br

 

Laboratório

Laboratório de Ecologia de Invertebrados Bentônicos. Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (IO-FURG)

 

Resumo

O Bando de Dados contem informações quantitativas sobre densidade (ind/0,007 m2) as espécies da macrofauna bentônica (organismos maiores que 0,5 mm) da Enseada Rasa do Saco do Arraial, estuário da Lagoa dos Patos – RS. Os valores de densidade são referentes a coletas com periodicidade semestral de Verão (meses de Março) e Inverno (meses de Agosto) do período compreendido entre 1998 e 2015. As coletas foram desenvolvidas com tubo extrator de PVC, inserido a 15cm no interior do sedimento, em uma região com profundidade média de 1 metro. Os grandes grupos taxonômicos que contem dados de densidades são Polychaeta, Crustacea, Mollusca e Nemertea.

 

Palavras chave

Sazonalidade, Macrozoobentos, Lagoa dos Patos, Estuário.

 

Título do Projeto

Variabilidade interanual da macrofauna bentônica no estuário da Lagoa dos Patos, RS – Brasil.

 

Metodologia

As amostras foram coletadas com tubo extrator de PVC com 0,0078 m2 (0,05 m de diâmetro), inserido a 15 cm no interior do substrato inconsolidado. As amostras foram lavadas no local através de uma malha de 300 µm, formolizados e guardados em sacos plásticos etiquetados. Em laboratório os organismos foram quantificados, identificados e conservados em frascos de plástico cm álcool 70%.

 

Cobertura espacial

As coletas foram feitas na Enseada do Saco do Arraial, à margem Leste de Ilha das Pombas, no Estuário da Lagoa dos Patos, Rio Grande - RS – Brasil.

 

Cobertura temporal

As amostragens foram desenvolvidas durante Verão (março) e Inverno (agosto), entre os anos de 1998 e 2015.

 

Espécies coletadas

Monokalliapseudes schubartii, Sinelobus stanfordi, Uromunna petterseni, Kupellunura sp., Sphaeromopsis moureii, Mellita mangrovi, Mellita lagunae, Apocorophium acutum, Dyastilis sympterygiae, Heteromastus similis, Neanthes bruaca, Neanthes succinea, Nephtys fluviatilis, Laeonereis acuta, Erodona mactroides, Heleobia australis, Heleobia charruana, Tagelus plebeius.

 

Link para os dados no GBIF (Temporal data series of Benthic macrofauna abundance and composition from the Patos Lagoon estuary).